É possível registrar softwares?

Você já deve ter ouvido falar que diversos produtos e serviços podem ser registrados e patenteados, inclusive obras de arte, músicas e muitas outras coisas.

Mas já parou para pensar se é possível registrar softwares?

Se já ocorreu desta dúvida passar pela sua cabeça, você está no lugar certo!

 

O QUE É UM SOFTWARE?

Software é a parte lógica do computador, sendo o que controla o funcionamento.

Todo programa presente em seus eletrônicos, seja um editor de imagens, jogo ou navegador, é um software.

 

É POSSÍVEL REGISTRAR UM SOFTWARE?

 

Sim, é possível! Mas se atente a algo importante; quando falamos sobre os sistemas operacionais, o que será registrado é apenas o código-fonte, a forma original do software.

Caso ocorra de um código ser semelhante a muitos outros códigos, todo o processo será avaliado, incluindo os autores, para se colocar uma resolução final.

Portanto, ao executar suas ideias, busque ser o mais inovador possível, para evitar futuros problemas. E se este software estiver ligado a uma marca, você também deve registrá-la, para evitar chegar nas mãos de terceiros.

 

POR QUE REGISTRAR UM SOFTWARE?

 

É ideal registrar os softwares para garantir os direitos e a autoridade da invenção.

Você já imaginou a diferença entre um produto registrado e aquele que ainda não obteve o seu registro?

Produtos registrados são mais valorizados dentro do mercado, pois são protegidos juridicamente, não podendo ser plagiados. Enquanto que, aqueles que ainda aguardam o registro, são copiados por diversas empresas e não possuem uma identidade única, não são valorizados no mercado e não passam a confiança de serem bons produtos.

E é isto que um registro pode fazer pelo software, e diversas outras invenções ou aprimoramentos.

 

A chamada “LEI DE SOFTWARE” confirma a proteção à propriedade intelectual dos programas de computação em 176 países, dando maior segurança ao proprietário.

Isto evita a pirataria, uso de suas invenções pelos concorrentes, e ainda abre oportunidades para futuros investidores, dando mais confiança aos seus clientes de que é uma marca de qualidade e muito valorizada.

 

Agora que compreendemos como funciona o registro de softwares e a sua importância, que tal gerar mais lucros para o seu negócio a partir do registro de seus produtos ou serviços?

Fale com nossos especialistas e veja a melhor solução para transformar a sua marca dentro do mercado, valorize o que há de melhor no seu negócio!